Berteck máquinas industriais

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Miniatura de fábrica para simular automação
Miniatura de fábrica para simular automação
25/05/2018
Uma fábrica miniaturizada com dois robôs. Esta é uma das novidades do prédio do IST (Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação) inaugurado nesta sexta-feira (18) em Londrina. O equipamento custou cerca de R$ 700 mil e é parte de um investimento de R$ 8 milhões feitos na unidade pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). A nova sede, que fica no Senai da Rua Belém, tem 2.800 metros quadrados.

Segundo o consultor Técnico de Negócios da instituição, Ederson Amgartem, a fábrica miniaturizada simula dois tipos de processos, o de envase de bebidas e o de montagem de cilindros pneumáticos. -As empresas atendidas pelo IST poderão simular sua produção com tecnologia de indústria 4.0- afirma.

O instituto também ganhou oito novos laboratórios, que vão permitir atuação em consultorias e assessorias em diversas áreas, como gestão e governança de TI, projetos de automação e sistemas inteligentes para a indústria 4.0, inteligência artificial, mineração de dados e eficiência energética, entre outras. Segundo a Fiep, o IST vai atuar em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para novos produtos e serviços. E na certificação de pessoas por meio de cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e, o mais recente, que teve início em fevereiro, o curso superior de engenharia de software.

Na mesma solenidade, foi lançado o HUB de Inteligência Artificial. De acordo com a entidade, ele terá como missão promover a adoção das tecnologias de IA (inteligência artificial) pelo setor industrial paranaense e brasileiro. E deve prospectar, aglutinar, distribuir e gerenciar em uma rede de parceiros nacionais e internacionais, as demandas de IA da indústria. O HUB também terá uma aceleradora para o desenvolvimento de novos empreendimentos relacionados às tecnologias de inteligência artificial.

SUSTENTABILIDADE
-Este IST de Londrina é voltado à tecnologia da informação e comunicação e está pronto para atender toda a indústria nacional- diz o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. -Guardadas as devidas proporções, é um Vale do Silício implantado no Norte do Paraná- declara ele, referindo-se à região dos Estados Unidos que concentra empresas de alta tecnologia.

O instituto funciona na cidade desde 2016 e, segundo o presidente da Fiep, opera hoje com 90% dos serviços vendidos. -Já tem sua sustentabilidade garantida- avalia.

Para a inauguração do novo prédio, também veio a Londrina o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Andrade. -O instituto agrega valor não só para o município, mas para o Estado e todo o País. Estamos vendo aqui a demonstração de uma indústria que trabalha com inteligência e automação. O IST tem capacidade de ajudar as empresas a se tornarem mais produtivas e competitivas- afirma.
Folha Economia&Negócios

Clique no número para abrir o Whatsapp

+55 (15) 99601-8549

Trabalhe Conosco

Rua Dom Carlos José De Aguirre, 381 Campo Grande - 18185-000 - Pilar do Sul/SP

+55 153278-2600

Executa - Gestão de Internet