Berteck máquinas industriais

CERTIFICAÇÕES CLIENTES FALE CONOSCO
Voluntários instalam postes com energia solar em comunidade indígena de Palhoça – SC
Voluntários instalam postes com energia solar em comunidade indígena de Palhoça – SC
13/12/2018
Palhoça, na Grande Florianópolis, recebeu 25 postes de iluminação alimentados por energia solar. Todo o projeto foi realizado por uma ONG (Organização Não Governamental) e contou com a ajuda dos próprios moradores da comunidade!

Cada poste é feito com cano PVC, garrafa plástica de dois litros, lâmpadas de LED, uma bateria de sete amperes e uma placa solar. A instalação feita pela ONG Litro de Luz começou às 07h00m e durou até às 20h00m, e contou com 34 voluntários da organização e cerca de 50 pessoas da comunidade, que possui aproximadamente 110 moradores.

Com a conclusão das instalações, os membros da comunidade indígena terão mais segurança para realizar tarefas simples, como enxergar animais perigosos, cobras e aranhas, além de melhorar a visão à noite, tanto para poder caminhar, como nas estradas da região. Os próprios moradores fizeram a escolha do local onde os postes seriam instalados. Segundo eles, alguns foram colocados para iluminar o caminho para a escola e próximo à Casa de Reza, ponto de encontro dos moradores.

A ONG identificou em visitas anteriores que a comunidade indígena tinha a falta de iluminação como uma grande necessidade. Os materiais usados na construção foram pagos por um patrocinador. Os voluntários ensinaram os moradores da comunidade a montarem o poste todo, com isso quando tiverem mais materiais, podem fazer novos postes, pois estão capacitados para fazer a instalação e manutenção.

A alternativa de utilizar energia solar em postes é uma ótima opção se tratando de projetos de construção sustentável. Postes que utilizam energia solar estão se destacando no mercado do segmento como tendência para diferentes tipos de projetos, sejam eles públicos, privados, rurais ou urbanos. Seu funcionamento ocorre de forma autônoma e é alimentado pela energia fornecida pelo sol e instalada no próprio poste.

No Estado de Santa Catarina, em 2014, o projeto de postes alimentados por energia solar também foi implementado na Vila União, em Florianópolis. Já no ano passado, chegou à aldeia indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Em Vitória, no Espírito Santo, um estacionamento foi coberto com painéis de energia solar para iluminar a cidade durante o período noturno. No Estado de Minas Gerais, um clube inaugurou uma usina de energia solar que pode gerar economia de R$3,5 milhões em 25 anos!

A energia solar já conquistou um grande espaço no Brasil e no mundo, a tendência é que cada vez mais essa fonte de energia esteja presente e substitua a energia comum que é prejudicial ao meio ambiente, além de gerar alto custo. Para saber mais sobre essa fonte de energia limpa e sustentável, navegue pelo Portal Solar! Nesse site você encontra tudo sobre energia solar fotovoltaica e seus benefícios!
Portal Solar

Clique no número para abrir o Whatsapp

+55 (15) 99601-8549

Trabalhe Conosco

Rua Dom Carlos José De Aguirre, 381 Campo Grande - 18185-000 - Pilar do Sul/SP

+55 153278-2600

Executa - Gestão de Internet